1. O uso de equipamentos elétricos custa dinheiro e libera carbono na atmosfera. Entretanto, diferentes usinas de energia apresentam custos econômicos e ambientais distintos. O gráfico mostra o custo, em centavo de real, e a quantidade de carbono liberado, dependendo da fonte utilizada para converter energia. Considera-se apenas o custo da energia produzida depois de instalada a infraestrutura necessária para sua produção
Em relação aos custos associados às fontes energéticas apresentadas, a energia obtida a partir do vento é
A) mais cara que a energia nuclear e emite maior quantidade de carbono.
B) a segunda fonte mais cara e é livre de emissões de carbono.
C) mais cara que a energia solar e ambas são livres de emissões de carbono.
D) mais barata que as demais e emite grandes quantidades de carbono.
E) a fonte que gera energia mais barata e livre de emissões de carbono.
2. Um fabricante de termômetros orienta em seu manual de instruções que o instrumento deve ficar três minutos em contato com o corpo para aferir a temperatura. Esses termômetros são feitos com o bulbo preenchido com mercúrio conectado a um tubo capilar de vidro. De acordo com a termodinâmica, esse procedimento se justifica, pois é necessário que
A) o termômetro e o corpo tenham a mesma energia interna.
B) a temperatura do corpo passe para o termômetro.
C) o equilíbrio térmico entre os corpos seja atingido.
D) a quantidade de calor dos corpos seja a mesma.
E) o calor do termômetro passe para o corpo.
3. A figura representa um prisma óptico, constituído de um material transparente, cujo índice de refração é crescente com a frequência da luz que sobre ele incide. Um feixe luminoso, composto por luzes vermelha, azul e verde, incide na face A emerge na face B e, após ser refletido por um espelho, incide num filme para fotografia colorida, revelando tręs pontos.
Observando os pontos luminosos revelados no filme, de baixo para cima, constatam-se as seguintes cores:
A Vermelha, verde, azul.
B Verde, vermelha, azul.
C Azul, verde, vermelha.
D Verde, azul, vermelha.
E Azul, vermelha, verde.
4. Alguns recipientes de cozinha apresentam condutividade térmica apropriada para acondicionar e servir alimentos. Assim, os alimentos acondicionados podem manter a temperatura, após o preparo, por um tempo maior. O quadro contém a condutividade térmica (k) de diferentes materiais utilizados na produção desses recipientes.
Considerando recipientes de mesma espessura, qual o material recomendado para manter o alimento aquecido por um maior intervalo de tempo?
A) I
B) II
C) III
D) IV
E) V
5. As notas musicais, assim como a grande maioria dos sons encontrados na natureza, são complexas e formadas pela superposição de várias ondas senoidais. A figura apresenta três componentes harmônicas e a composição resultante, construídas na mesma escala, para um instrumento sonoro. Essa composição carrega uma “assinatura sônica” ou timbre do corpo que a produz.
Essas componentes harmônicas apresentam iguais
A) amplitude e velocidade.
B) amplitude e frequência.
C) frequência e velocidade.
D) amplitude e comprimento de onda.
E) frequência e comprimento de onda.
6. Há muitos mitos em relação a como se proteger de raios, cobrir espelhos e não pegar em facas, garfos e outros objetos metálicos, por exemplo. Mas, de fato, se houver uma tempestade com raios, alguns cuidados são importantes, como evitar ambientes abertos. Um bom abrigo para proteção é o interior de um automóvel, desde que este não seja conversível.
OLIVEIRA, A. Raios nas tempestades de verão. Disponível em: http:// cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 10 dez. 2014 (adaptado).
Qual o motivo físico da proteção fornecida pelos automóveis, conforme citado no texto?
A) Isolamento elétrico dos pneus.
B) Efeito de para-raios da antena.
C) Blindagem pela carcaça metálica.
D) Escoamento da água pela lataria.
E) Aterramento pelo fio terra da bateria.
7. Para se utilizar um controle remoto que funciona com uma diferença de potencial de 3 V, compraram-se duas pilhas tipo AA de 1,5 V cada uma. Sabe-se que a ligação em série dessas pilhas possibilita um aumento da diferença de potencial do conjunto e da energia total disponível. Quando ligadas em paralelo, no entanto, só ocorre o aumento da energia total disponível.
Qual dos esquemas representa a ligação correta das pilhas utilizadas no controle remoto?
8. Alguns peixes, como o poraquê, a enguiaelétrica da Amazônia, podem produzir uma corrente elétrica quando se encontram em perigo. Um poraquê de 1 metro de comprimento, em perigo, produz uma corrente em torno de 2 ampères e uma voltagem de 600 volts. O quadro apresenta a potência aproximada de equipamentos elétricos.
O equipamento elétrico que tem potência similar àquela produzida por esse peixe em perigo é o(a)
A) exaustor.
B) computador.
C) aspirador de pó.
D) churrasqueira elétrica.
E) secadora de roupas.
9. O ser humano é incapaz de enxergar a radiação infravermelha e as ondas de rádio (baixas frequências), assim como a ultravioleta e os raios X (altas frequências). A observação dessas faixas do espectro pode ser realizada por meios indiretos, por exemplo, usando um cintilador, que é uma placa utilizada como sensor para detectar um feixe de raios X, pois emite luz quando o feixe incide sobre ela. Para que uma pessoa enxergue a incidência de raios X no cintilador, é necessário que essa placa
A) reflita o feixe de raios X, alterando sua polarização.
B) transmita o feixe de raios X, alterando sua polarização. C) absorva o feixe de raios X, reemitindo parte de sua energia na região do visível.
D) absorva o feixe de raios X, reemitindo parte de sua energia na região do ultravioleta.
E) absorva o feixe de raios X, reemitindo parte de sua energia na região do infravermelho.
10. No dia 14 de julho de 2015, a sonda espacial norte-americana New Horizons atingiu o ponto mais próximo que qualquer artefato humano esteve do planeta-anão Plutão. Neste instante a distância da sonda à Terra era de aproximadamente 5 bilhões de quilômetros. As primeiras imagens de Plutão não chegaram à Terra instantaneamente quando enviadas através de um sinal de rádio, pois a velocidade da luz é de 3.108 m/s.
NOGUEIRA, S. Uma jornada até Plutão. Pesquisa Fapesp, n. 234, ago. 2015. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 2 jul. 2019 (adaptado).
No momento da máxima aproximação de Plutão, o valor mais próximo do tempo decorrido entre o envio de uma imagem pela antena transmissora da sonda e sua recepção por uma antena receptora na Terra é
A) 4,6 x 10³ s.
B) 9,3 x 10³ s.
C) 1,6 x 10¹ s.
D) 1,7 x 104 s.
E) 3,4 x 104 s.
RESOLUÇÃO POR PROFESSORES NO YOUTUBE