1. Em seu barco, um pescador observa outra embarcação passar por ele. Logo após a passagem, o pescador percebe que seu barco oscila, para cima e para baixo, 14 vezes durante 20 segundos. Considere que as ondas geradas pela outra embarcação, responsáveis pelas oscilações do barco do pescador, são todas uniformemente espaçadas e iguais.
Sabendo que a frequência de uma onda, dada em hertz (Hz), pode ser definida como o número de oscilações por segundo, conclui-se que a frequência dessas ondas, percebidas pelo pescador, é de:
a) 0,70 Hz.
b) 70,00 Hz.
c) 280,00 Hz.
d) 0,28 Hz.
e) 1,40 Hz.
2. O eletrocardiograma é um exame cardíaco que mede a intensidade dos sinais elétricos advindos do coração. A imagem apresenta o resultado obtido em um paciente em situação de taquicardia causada por estresse físico e a intensidade do sinal (VEC) em função do tempo.
De acordo com o eletrocardiograma apresentado, qual foi número de batimentos cardíacos por minuto desse paciente durante o exame?
a) 30
b) 60
c) 100
d) 120
e) 180
3. No mar, verifica-se uma diferença entre a velocidade de propagação e o comprimento de onda quando as ondas passam de uma região mais funda (região 1) para uma região mais rasa (região 2), conforme ilustra a figura a seguir.
Considerando as medidas indicadas na figura e sabendo que, quando as ondas passam de uma região para a outra, sua frequência de oscilação não se altera e que a velocidade da onda na região 1 é V1 = 12,00 m/s, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a velocidade da onda na região 2.
a) V2 = 0,28 m/s.
b) V2 = 1,20 m/s.
c) V2 = 02,80 m/s.
d) V2 = 12,00 m/s.
e) V2 = 28,00 m/s.
4. Quando a luz passa por um orifício muito pequeno, comparável ao seu comprimento de onda, ela sofre um efeito chamado de:
a) Dispersão.
b) Interferência.
c) Difração.
d) Refração.
e) Polarização.
5. O fenômeno responsável pela quebra de um copo, através da emissão de uma onda sonora, é denominado
a) Difração.
b) Interferência.
c) Reflexão.
d) Refração.
e) Ressonância.
6. Alguns modelos mais modernos de fones de ouvido têm um recurso, denominado “cancelador de ruídos ativo”, constituído de um circuito eletrônico que gera um sinal sonoro semelhante ao sinal externo (ruído), exceto pela sua fase oposta.
Qual fenômeno físico é responsável pela diminuição do ruído nesses fones de ouvido?
a) Difração.
b) Reflexão.
c) Refração.
d) Interferência.
e) Efeito Doppler.
7. Um apito para cães é desenvolvido para operar na frequência de 42,5 kHz, acima da audível pelo ouvido humano, que é em torno de 23 kHz.
Sabendo-se que as ondas sonoras vão se propagar no ar e que a velocidade do som vale 340 m/s, o comprimento de onda do som produzido pelo apito vale, aproximadamente:
a) 16 mm.
b) 8 mm.
c) 4 mm.
d) 2 mm.
8. Com o objetivo de simular as ondas no mar, foram geradas, em uma cuba de ondas de um laboratório, as ondas bidimensionais representadas na figura, que se propagam de uma região mais funda (região 1) para uma região mais rasa (região 2).
Sabendo que quando as ondas passam de uma região para a outra sua frequência de oscilação não se altera e considerando as medidas indicadas na figura, é correto afirmar que a razão entre as velocidades de propagação das ondas nas regiões 1 e 2 é igual a:
a) 1,6.
b) 0,4.
c) 2,8.
d) 2,5.
9. O gráfico a seguir representa a forma de uma onda com frequência constante.
Sendo o comprimento de onda igual a 20 m, o período e a velocidade de propagação da onda valem, respectivamente, _____ e _____.
a) 10 s – 1,0 m/s.
b) 10 s – 2,0 m/s.
c) 20 s – 1,0 m/s.
d) 20 s – 2,0 m/s.
10. Numa corda, uma fonte de ondas realiza um movimento vibratório com frequência de 10 Hz. O diagrama mostra, num determinado instante, a forma da corda percorrida pela onda.
A velocidade de propagação da onda, em m/s, é de:
a) 8,0. b) 20.
c) 40. d) 80. e) 160.
11. (Espcex (Aman)) Um aparelho gerador de ondas produz uma onda estacionária, no plano vertical, em uma corda com extremi- dades presas nos pontos A e B, conforme representado no desenho abaixo. A distância entre os pontos A e B é de 2 m, e a velocidade de propagação da onda na corda é de 300 cm/s. A frequência, em Hz, da onda estacionária é:
a) 2,25
b) 1,50
c) 0,67
d) 0,44
e) 0,17